sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Grupo Odilon Santos em Luanda - Angola

Bom pessoal,

Antes de vir para Luanda, fiz várias pesquisas na internet para saber ao máximo sobre este país onde estou. Dentro destas pesquisas, achei uma matéria do jornal Hoje, falando sobre a atuação do Grupo Odilon Santos no continente africano, em especial em Angola, que foi onde começaram a desbravar este continente. Então segue abaixo, partes da matéria.

Angola na agenda

André prega a necessidade de “conhecer o potencial do mundo”, buscando informações “inclusive sobre os assuntos dos quais temos know-how”. Dezenas de países africanos, a exemplo de Benin e da República Democrática do Congo, foram visitados e analisados. Angola foi o primeiro escolhido para o início das operações, ocorrido em 2003. Um ano antes (2002), o País havia selado a paz. A guerra civil acontecia desde a Independência, proclamada 34 anos atrás. Angola é, assim, um País em reconstrução e o grupo Odilon Santos faz parte dessa história.

Os primeiros contatos foram feitos através do consulado angolano, no Rio de Janeiro. Hoje, são 5 as empresas em atividades naquele País, todas com participação de parceiros locais. São empresas de ônibus (transporte de passageiros), concessionária multimarcas de veículos, de serviços ambientais (limpeza urbana), logística e de consórcio de automóveis.

Angola tem 15 milhões de habitantes, um terço dos quais (5 milhões) em Luanda, a capital. O produto interno bruto de Angola geralmente alcança índices elevados de crescimento (20%). André Vinícius explica esse crescimento pelo fato de tratar-se de país em reconstrução. “A diferença é a mesma de reformar ou reconstruir uma casa antiga. Na reconstrução é preciso andar numa velocidade maior”. Acredita que “até que o País seja reestruturado, é natural crescer mais. Angola está reconstruindo rodovias, ferrovias, aeroporto; está criando a base para o desenvolvimento”.

Outros grupos empresariais goianos estão também lá. Entre eles, André menciona a construtora EMSA, o grupo Mabel e o grupo Imperial.
Fonte: http://www.revistahoje.com.br/site/component/content/article/58-economia/239-grupo-odilon-santos-cresce-na-africa.html

Abraços a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário